Taxa de desocupação permanece em 11,8% em setembro - Trabalho Hoje

PUBLICIDADE

Compartilhe no Facebook
Siga-nos no Twitter

Opinião

PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua

31/10/19 | Taxa de desocupação permanece em 11,8% em setembro

Segundo os dados da PNADC/IBGE,  a Taxa de Desocupação alcançou, pelo terceiro trimestre consecutivo, o seu menor valor, 11,8% para o período JUL/AGO/SET/2019 (Quadro 1).

O total de desocupados, 12,5 milhões de indivíduos, caiu 2,0% em relação ao trimestre móvel anterior (ABR/MAI/JUN/2019), -251 mil desocupados, e permaneceu estável em 12 meses.

Já a população ocupada, 93,8 milhões de pessoas, teve um crescimento de 0,5% em relação ao trimestre anterior (459 mil) e vigorosos 1,5% em 12 meses, cerca de 1.5 milhão de novas ocupações. Os empregados com carteira, o maior contingente dos ocupados, permaneceram estáveis em ambas as comparações. Já os empregados sem carteira e os trabalhadores por conta própria apresentaram forte crescimento em ambas as comparações, com destaque para o recorde da série histórica do grupo dos trabalhadores por conta própria.

O rendimento real habitual dos ocupados registrou R$ 2.298,00, estável em ambas as comparações temporais.

O total de Ocupados subiu e de Desocupados caiu. Contudo, a taxa de desemprego permaneceu estável, não diminuindo, tão somente em função do ingresso de novas pessoas no mercado de trabalho em busca de uma ocupação. Outro ponto que deve ser registrado é o forte ingresso de trabalhadores por conta própria e empregados sem carteira, alterando momentaneamente a estrutura dos ocupados. Os rendimentos começam a se estabilizar e projetam uma melhora no mercado de trabalho.

Para mais informações sobre a PNAD Contínua, consulte a divulgação oficial do IBGE.

Quadro 1

2019-10-31_115016

Fonte: PNAD Contínua/IBGE

por: Rodolfo Torelly, Especialista em Mercado de Trabalho

    Os comentários não representam a opinião do portal, sendo de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. Comentários impróprios ou que contenham links e dados pessoais serão excluídos.

    Deixe uma resposta

    Voltar
    

    ® 2019 Trabalho Hoje | Termos de Uso | Política de Privacidade | Desenvolvido por Informal Informática