Taxa de desocupação diminui para 12,4% em junho - Trabalho Hoje

PUBLICIDADE

Compartilhe no Facebook
Siga-nos no Twitter

Opinião

PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua

31/07/18 | Taxa de desocupação diminui para 12,4% em junho

Segundo os dados da PNAD CONTÍNUA do IBGE, a taxa de desemprego no trimestre abril/maio/junho foi de 12,4%, menor que os 13,0% do trimestre anterior, janeiro/fevereiro/março e dos 13,1% de igual período do ano de 2017.

A população desocupada de 13 milhões de pessoas recuou 5,3%. Cerca de 723 mil em relação ao trimestre móvel anterior e 520 mil em relação ao ano anterior.

Já a população ocupada, 91.2 milhões de trabalhadores, cresceu 0,7%, 657 mil em relação ao trimestre anterior e 1 milhão em 12 meses.

Os principais tipos de ocupação apresentaram os seguintes resultados no trimestre e ano – Empregados com CTPS estável/negativo, Empregados sem CTPS positivo/positivo, Conta própria  estável/positivo, Empregados setor público positivo/positivo, Empregador estável/positivo e Doméstico estável/estável.

O rendimento médio real habitual, R$ 2.198,00, revelou relativa estabilidade em relação ao trimestre móvel anterior + 0,3% e + 1,1% em relação a 2017.

A pesquisa traz informações positivas. A queda da taxa de desemprego deveu-se basicamente à criação de novas vagas e não ao desalento na busca de ocupações.

Apenas os empregados com CTPS ainda revelam variação negativa em 12 meses. Os demais tipos de ocupação apresentaram estabilidade ou variação positiva em ambas as comparações temporais. Vale destacar que a PNAD começa a alinhar seus resultados, relativos ao grupo dos empregados com CTPS, aos dados do CAGED do Ministério do Trabalho, que mensuram este segmento.  Até o resultado divulgado no mês anterior, os resultados eram opostos com o GAGED positivo e PNAD negativo.

Para mais informações sobre a PNAD Contínua, consulte a divulgação oficial do IBGE.

2018-07-31_102447

Fonte: PNAD Contínua/IBGE

por: Rodolfo Torelly, Especialista em Mercado de Trabalho

    Os comentários não representam a opinião do portal, sendo de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. Comentários impróprios ou que contenham links e dados pessoais serão excluídos.

    Deixe uma resposta

    Voltar
    

    ® 2018 Trabalho Hoje | Termos de Uso | Política de Privacidade | Desenvolvido por Informal Informática