Taxa de desocupação é menor no trimestre maio/junho/julho - Trabalho Hoje

PUBLICIDADE

Compartilhe no Facebook
Siga-nos no Twitter

Opinião

PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua

30/08/18 | Taxa de desocupação é menor no trimestre maio/junho/julho

Segundo os dados da PNAD Contínua do IBGE,  a Taxa de Desocupação em nível nacional para o trimestre encerrado no mês de julho ficou em 12,3%, menor que os 12,9% do trimestre anterior (fev/mar/abr) e dos 12,8% do mesmo trimestre de 2017 (Tabela 1).

A população desocupada, 12.9 milhões de pessoas, regrediu em ambos os cenários temporais, revelando queda de 4,1% no trimestre e 3,4% em 12 meses. No trimestre são menos 500 mil pessoas desempregadas.

Já a população ocupada, 91.7 milhões de trabalhadores, apresentou crescimento substancial nos períodos em análise, com um ganho em média de 1 milhão de ocupações.

Por posição na ocupação, segundo a pesquisa, os principais ganhos ocorreram nos empregados sem carteira e conta própria, principalmente na comparação em 12 meses.

O Rendimento médio real habitual ficou em R$ 2.205,00, com variações inferiores a 1% em relação ao trimestre e 12 meses.

O trimestre em análise revelou um cenário mais positivo, com crescimento de ocupados e redução dos desocupados, uma performance de criação de aproximadamente 1 milhão de novas vagas, possibilitando a diminuição de cerca de 500 mil pessoas no número de desocupados.

A tendência é que este cenário permaneça nos próximos meses em função do período sazonal de melhor desempenho do mercado de trabalho.

Para mais informações sobre a PNAD Contínua, consulte a divulgação oficial do IBGE.

Tabela 1

2018-08-30_102709

Fonte: PNAD Contínua/IBGE

por: Rodolfo Torelly, Especialista em Mercado de Trabalho

    Os comentários não representam a opinião do portal, sendo de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. Comentários impróprios ou que contenham links e dados pessoais serão excluídos.

    Deixe uma resposta

    Voltar
    

    ® 2018 Trabalho Hoje | Termos de Uso | Política de Privacidade | Desenvolvido por Informal Informática