Taxa de Desocupação revela queda de 0,3% segundo a PNADC/IBGE - Trabalho Hoje

PUBLICIDADE

Compartilhe no Facebook
Siga-nos no Twitter

Opinião

PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua

31/01/19 | Taxa de Desocupação revela queda de 0,3% segundo a PNADC/IBGE

O IBGE divulgou os dados da PNAD/CONTÍNUA relativos ao trimestre móvel out/nov/dez/2018. A taxa de desocupação apresentou ligeira queda em relação ao trimestre anterior jul/ago/set (0,3%) e também ligeira retração de 0,2% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior (Quadro 1). No que se refere ao trimestre set/out/nov/2018, a taxa permaneceu em 11,6%.

A população desocupada, 12,4 milhões de pessoas, diminuiu 2,4% em relação ao trimestre anterior, -297 mil pessoas desocupadas, e mostrou estabilidade em relação ao mesmo trimestre de 2017.

Já a população ocupada alcançou 93 milhões de trabalhadores, com crescimento de 0,4%, equivalente a 381 mil novos ocupados, em relação ao trimestre anterior e 1,0%, equivalente a 897 mil ocupações, em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. O crescimento das ocupações por tipo esteve mais localizada nos segmentos dos trabalhadores sem carteira e conta própria. Os demais grupos apresentaram estabilidade segundo a pesquisa.

O rendimento real habitual, R$ 2.241,00, manteve-se estável em ambas as comparações temporais.

Em relação a este trimestre out/nov/dez/2018 vale destacar a taxa de desocupação de 11,6%, a menor desde o trimestre abr/mai/jun/2016, repetindo o trimestre set/out/nov/2018. Um bom resultado se levarmos em conta o grave período recessivo vivido ao longo de 3 anos. Esperamos para 2019 uma queda gradual da taxa de desocupação, com a PNAD já refletindo os melhores resultados do maior segmento do mercado de trabalho, os empregados com carteira, já apresentados pelo CAGED.

Para mais informações sobre a PNAD Contínua, consulte a divulgação oficial do IBGE.

Quadro 1

2019-01-31_102855

Fonte: PNAD Contínua/IBGE

por: Rodolfo Torelly, Especialista em Mercado de Trabalho

    Os comentários não representam a opinião do portal, sendo de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. Comentários impróprios ou que contenham links e dados pessoais serão excluídos.

    Deixe uma resposta

    Voltar
    

    ® 2019 Trabalho Hoje | Termos de Uso | Política de Privacidade | Desenvolvido por Informal Informática