Taxa de desocupação permanece em trajetória de queda - Trabalho Hoje

PUBLICIDADE

Compartilhe no Facebook
Siga-nos no Twitter

Opinião

PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua

31/01/18 | Taxa de desocupação permanece em trajetória de queda

Foi divulgado o resultado da PNAD Contínua do IBGE para o trimestre móvel out/nov/dez 2017. O principal indicador da pesquisa domiciliar revelou uma Taxa de Desocupação de 11,8%, queda de 0,6% em relação  ao trimestre anterior (set/out/nov) e relativa estabilidade em relação ao mesmo trimestre de 2016, 12,0% (Quadro 1).

Os últimos resultados trimestrais apresentados ao longo de 2017 demostram uma trajetória de queda. Vale entretanto destacar que a taxa média anual passou de 11,5% em 2016 para 12,7% em 2017, a maior da série histórica da pesquisa.

O total de Desocupados (12,3 milhões), apresentou uma queda de 5% em relação ao trimestre anterior (-650 mil) e estabilidade em 12 meses. Já o total de Ocupados (92,1 milhões), revelou 811 mil novas ocupações, um incremento de 0,9% em relação ao trimestre anterior e de 2% em 12 meses.

Por tipo de Ocupação vale destacar a estabilidade dos Empregados com carteira em relação ao trimestre anterior, mas ainda com perda de 5% em 12 meses, representando 650 mil empregos. Já os empregos sem carteira também revelaram estabilidade em relação ao trimestre anterior, mas de forma inversa aos empregos formais revelaram crescimento em 12 meses (598 mil). Os demais tipos de ocupação apresentaram crescimento em ambas comparações temporais, com destaque para os trabalhadores por Conta Própria com crescimento de 1.1 milhão em 12 meses.

O rendimento médio real habitual (R$ 2.154,00) ficou estável em ambas comparações temporais.

O resultado divulgado ficou dentro da expectativa do mercado. Vale destacar que os empregados com carteira vem apresentando os piores resultados no âmbito da PNAD Contínua. Acreditamos que, com o início da  recuperação do mercado de trabalho formal, já revelada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (CAGED), a tendência é que este grupo de ocupados se recupere, afetando positivamente a Taxa de Desocupação e possibilitando sua queda ao longo do ano de 2018.

Para mais informações sobre a PNAD Contínua, consulte a divulgação oficial do IBGE.

Quadro 1

2018-01-31_111910

Fonte: PNAD Contínua/IBGE

por: Rodolfo Torelly, Especialista em Mercado de Trabalho

    Os comentários não representam a opinião do portal, sendo de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. Comentários impróprios ou que contenham links e dados pessoais serão excluídos.

    Deixe uma resposta

    Voltar
    

    ® 2018 Trabalho Hoje | Termos de Uso | Política de Privacidade | Desenvolvido por Informal Informática