PNADC revela crescimento da ocupação em agosto - Trabalho Hoje

PUBLICIDADE

Compartilhe no Facebook
Siga-nos no Twitter

Opinião

PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua

27/09/19 | PNADC revela crescimento da ocupação em agosto

Segundo os dados da PNADC/IBGE para o trimestre JUN/JUL/AGO/2019, a taxa de desocupação manteve-se estável, no menor patamar do ano, 11,8%, com queda de 0,4% em relação ao trimestre anterior – MAR/ABR/MAI/2019 – e 0,3% em 12 meses (Quadro 1).

A população desocupada, 12,6 milhões de pessoas, recuou 3,2% em relação ao trimestre anterior e manteve-se praticamente estável em 12 meses. Já os Ocupados chegaram a 93,6 milhões de trabalhadores revelando forte crescimento trimestral 0,7% (684 mil ocupações) e 2,0% (1.841 mil ocupações) em 12 meses.

As principais categorias de ocupação apresentaram comportamento diverso, com os empregados com carteira estáveis em ambas as comparações, os empregados sem carteira com ganho de 3,6%  e 5,9% nas comparações temporais e os trabalhadores por conta própria com estabilidade em relação ao trimestre e ganho anual de 4,7%, alcançando o maior contingente do segmento na série histórica da pesquisa.

O rendimento real habitual dos ocupados, manteve-se estável no valor de R$ 2.298,00.

Mais um pequeno passo na recuperação do mercado de trabalho, com forte ganho de ocupações e repetindo a menor taxa de desemprego do ano.

Para mais informações sobre a PNAD Contínua, consulte a divulgação oficial do IBGE.

Quadro 1

2019-09-27_101935

Fonte: PNAD Contínua/IBGE

por: Rodolfo Torelly, Especialista em Mercado de Trabalho

    Os comentários não representam a opinião do portal, sendo de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. Comentários impróprios ou que contenham links e dados pessoais serão excluídos.

    Deixe uma resposta

    Voltar
    

    ® 2019 Trabalho Hoje | Termos de Uso | Política de Privacidade | Desenvolvido por Informal Informática