Maior procura por trabalho eleva a taxa de desocupação para 12,5% - Trabalho Hoje

PUBLICIDADE

Compartilhe no Facebook
Siga-nos no Twitter

Opinião

PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua

31/05/19 | Maior procura por trabalho eleva a taxa de desocupação para 12,5%

Foi divulgada a PNADC/IBGE para o trimestre FEV/MAR/ABR/2019. O principal indicador da pesquisa, a Taxa de Desocupação, revelou um crescimento de 0,5% em relação ao trimestre móvel anterior, NOV/DEZ/2018/JAN/2019 (12,0%). Em 12 meses houve uma queda de 0,4% (Quadro 1).

A população desocupada, 13,2 milhões de pessoas,  cresceu 4,4% (552 mil) em relação ao trimestre anterior e diminuiu em 200 mil pessoas em 12 meses. Já o número de Ocupados, 92.4 milhões teve um pequeno crescimento em relação ao trimestre anterior (100 mil) e um expressivo aumento de 1.937 mil em relação a igual período de 2018.

O comportamento das ocupações por categoria revelou uma relativa estabilidade em relação ao trimestre anterior e substancial crescimento em 12 meses, com destaque para os Trabalhadores por Conta Própria, com 4,1%.

O Rendimento Real Habitual dos Ocupados foi de R$ 2.295, relativamente estável em ambas as comparações temporais.

Estamos ainda em um estágio de mudança de trajetória para um patamar mais elevado do mercado de trabalho. As discussões das reformas propostas pelo governo permitem vislumbrar um melhor cenário para o futuro, mas preocupa o quadro geral da economia no atual momento, criando um clima de incerteza para investimentos imediatos. Contudo, acreditamos que as reformas irão se concretizar, a exemplo daquelas já feitas, como a trabalhista.

Para mais informações sobre a PNAD Contínua, consulte a divulgação oficial do IBGE.

Quadro 1

2019-05-31_145320

Fonte: PNAD Contínua/IBGE

por: Rodolfo Torelly, Especialista em Mercado de Trabalho

    Os comentários não representam a opinião do portal, sendo de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. Comentários impróprios ou que contenham links e dados pessoais serão excluídos.

    Deixe uma resposta

    Voltar
    

    ® 2019 Trabalho Hoje | Termos de Uso | Política de Privacidade | Desenvolvido por Informal Informática