Taxa de Desemprego sobe na RMSP mesmo com abertura de vagas - Trabalho Hoje

PUBLICIDADE

Compartilhe no Facebook
Siga-nos no Twitter

Opinião

PED - Pesquisa de Emprego e Desemprego

26/09/18 | Taxa de Desemprego sobe na RMSP mesmo com abertura de vagas

Foi divulgada a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), realizada pela Fundação SEADE e pelo DIEESE, relativa ao mês de agosto/2018 para a Região Metropolitana de São Paulo. O principal indicador da pesquisa, a Taxa de Desemprego Total, revelou crescimento em relação ao mês anterior, atingindo 17,4%, contra 17,0% em julho/2018 e 17,9% em agosto/2017 (Gráfico 1).

O total de desempregados atingiu 1.923 mil pessoas, 54 mil a mais em relação ao mês anterior. Já o número de Ocupados também aumentou em 6 mil indivíduos, alcançando 9.131 mil ocupados (Tabela 1). Este resultado é melhor que no mês e ano anteriores. O que causou o aumento da taxa de desemprego foi o ingresso de 60 mil novas pessoas procurando ocupação e não a perda de postos de trabalho.

Por tipo de ocupação houve crescimento dos empregados com carteira (0,4%) e dos empregados sem carteira (2,5%). Reagiram negativamente os autônomos (-0,5%) e os empregados domésticos (-2,9%).

O rendimento médio real dos ocupados para o mês de julho ficou em R$ 2.048,00, com variação negativa de 2,1% em relação ao mês anterior.

Foi um mês de altos e baixos, com crescimento do emprego e também da Taxa de Desemprego Total, em função do crescimento da População Economicamente Ativa (PEA). A melhora do emprego formal motivou a procura de uma ocupação pelos desalentados. Vale lembrar que aqueles que continuam desalentados (não procuraram ocupação no período) são considerados fora da PEA, logo não são computados como desempregados. No momento que os mesmos procuram ocupação, passam a ser considerados desempregados.

Para mais informações sobre a PED de agosto de 2018, consulte a publicação oficial do DIEESE/SEADE.

2018-09-26_160015

2018-09-26_160110

por: Rodolfo Torelly, Especialista em Mercado de Trabalho.

    Os comentários não representam a opinião do portal, sendo de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. Comentários impróprios ou que contenham links e dados pessoais serão excluídos.

    Deixe uma resposta

    Voltar
    

    ® 2018 Trabalho Hoje | Termos de Uso | Política de Privacidade | Desenvolvido por Informal Informática