Sobe a Taxa de Desemprego na RMSP mesmo com a criação de ocupações - Trabalho Hoje

PUBLICIDADE

Compartilhe no Facebook
Siga-nos no Twitter

Opinião

PED - Pesquisa de Emprego e Desemprego

28/05/19 | Sobe a Taxa de Desemprego na RMSP mesmo com a criação de ocupações

Foi divulgada pela Fundação SEADE a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) relativa ao mês de abril/2019. A Taxa de Desemprego no mês subiu para 16,7%, contra 16,1% no mês anterior e 17,5% no mesmo mês de 2018 (Tabela 1).  Vale ressaltar que não houve perda de ocupações. Este crescimento se deve exclusivamente a maior procura por trabalho, pois em abril foram criadas 105 mil novas ocupações.

O total de desempregados foi estimado em 1.872 mil pessoas, revelando um crescimento de aproximadamente 100 mil postulantes a uma ocupação no mercado de trabalho. Na verdade, o incremento foi de 205 mil, descontando as 105 mil ocupações criadas, ficou o crescimento de 100 mil desempregados.

Já os ocupados alcançaram o patamar de 9.339 mil, com uma variação positiva de 105 mil ocupações. Excetuando os empregos com carteira, todas as outras modalidades apresentaram variação positiva, com destaque para o grupo dos autônomos com 9,6%.

O rendimento médio real dos ocupados foi de R$ 2.100,00, com variação de -0,1%.

Um mês de altos e baixos, com um forte crescimento das ocupações e um aumento ainda maior da procura por ocupações, que levaram ao crescimento da Taxa de Desemprego. Em 12 meses o quadro é de melhora  e o crescimento das ocupações criadas certamente impulsionou uma maior procura de ocupação pelos desalentados, que estavam fora da busca de trabalho.

Para mais informações sobre a PED de abril de 2019, consulte a publicação oficial do DIEESE/SEADE

Tabela 1

2019-05-28_143044

Fonte: SEADE/DIEESE

por: Rodolfo Torelly, Especialista em Mercado de Trabalho.

    Os comentários não representam a opinião do portal, sendo de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. Comentários impróprios ou que contenham links e dados pessoais serão excluídos.

    Deixe uma resposta

    Voltar
    

    ® 2019 Trabalho Hoje | Termos de Uso | Política de Privacidade | Desenvolvido por Informal Informática