IA aumentará a desigualdade no mercado de trabalho, aponta FGV - Trabalho Hoje

PUBLICIDADE

Compartilhe no Facebook
Siga-nos no Twitter

Opinião

ia-aumentara-a-desigualdade-no-mercado-de-trabalho-aponta-fgv

20/05/19 | IA aumentará a desigualdade no mercado de trabalho, aponta FGV

Saiu na Época Negócios:

“A diferença entre a população mais e a menos qualificada no mercado de trabalho aumenta à medida que cresce o uso de inteligência artificial. A constatação vem de uma pesquisa inédita realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a Microsoft. O estudo analisou as mudanças no mercado de trabalho e na economia com três cenários de aumento no uso de IA pelas companhias. Os cenários usam crescimento no uso de 5%, 10% e 26%.

Com o aumento de 26% na aplicação de IA, cenário com maior impacto, a ocupação da população diminuiria em 3,87%. O dado de impacto, porém, varia a depender da qualificação da mão de obra. Trabalhadores menos qualificados seriam mais impactados.

Nos três cenários pesquisados, a taxa de ocupação entre os trabalhadores mais qualificados cresce, podendo atingir um aumento de até 1,56%. Enquanto isso, os trabalhadores menos qualificados veriam diminui em 5,14% na taxa de ocupação.”

Veja a matéria completa no site da Época Negócios.

por: Fernando Gimenes, Gestor de Conteúdo do Portal Trabalho Hoje.

    Os comentários não representam a opinião do portal, sendo de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. Comentários impróprios ou que contenham links e dados pessoais serão excluídos.

    Deixe uma resposta

    Voltar
    

    ® 2019 Trabalho Hoje | Termos de Uso | Política de Privacidade | Desenvolvido por Informal Informática