Cresce número de profissionais qualificados com jornada menor do que gostariam - Trabalho Hoje

PUBLICIDADE

Compartilhe no Facebook
Siga-nos no Twitter

Opinião

cresce-numero-de-profissionais-qualificados-com-jornada-de-trabalho-menor-do-que-gostariam

09/09/19 | Cresce número de profissionais qualificados com jornada menor do que gostariam

Saiu no O Globo:

“RIO – Cinco anos depois do início da crise, a qualidade do mercado de trabalho continua a se deteriorar, apesar da pequena melhora no emprego este ano. Um dos principais indicadores disso é a parcela de trabalhadores com jornada inferior a 40 horas semanais por falta de oportunidade para se ocupar mais. O contingente de pessoas subaproveitadas , ou subocupadas, alcançou 7,4 milhões de brasileiros no segundo trimestre, maior nível desde o início da pesquisa Pnad Contínua , do IBGE, em 2012, mas a precarização cresceu em ritmo mais acelerado entre os mais qualificados .

Segundo um levantamento da consultoria IDados a partir das estatísticas do IBGE, já são mais de um milhão de graduados nessa situação. No segundo trimestre de 2014, eram 398 mil, o que fez a participação dos que conseguiram concluir a faculdade passar de 9% para 14% no total de subocupados desde o início da crise. Este cenário limita a renda e a produtividade de toda a economia. O número de pessoas que trabalham menos horas do que poderiam cresceu 28% entre os trabalhadores com fundamental incompleto, bem menos que os 160% dos que têm nível superior.

— Há uma geração de empregos formais, mas que não é suficiente para suprir a demanda do mercado. As pessoas tentam buscar alternativas com essas subocupações, aceitando o tipo de emprego que aparece, mesmo com horas a menos — diz Bruno Ottoni, pesquisador do IDados.”

Veja a matéria completa no site do O Globo.

por: Fernando Gimenes, Gestor de Conteúdo do Portal Trabalho Hoje.

    Os comentários não representam a opinião do portal, sendo de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. Comentários impróprios ou que contenham links e dados pessoais serão excluídos.

    Deixe uma resposta

    Voltar
    

    ® 2019 Trabalho Hoje | Termos de Uso | Política de Privacidade | Desenvolvido por Informal Informática