Mercado formal retoma o crescimento de empregos em julho - Trabalho Hoje

PUBLICIDADE

Compartilhe no Facebook
Siga-nos no Twitter

Opinião

CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados

22/08/18 | Mercado formal retoma o crescimento de empregos em julho

Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED – do Ministério do Trabalho, o mês de julho apresentou a criação de mais de 47 mil novas vagas de emprego, retomando o crescimento ao longo deste ano, interrompido no mês de junho em função principalmente da greve dos caminhoneiros (Gráfico 1). Este é o melhor resultado para o mês desde 2012 da série histórica não ajustada.

Os principais setores de atividade obtiveram variação positiva: Agropecuária (17.455), Serviços (14.548), Construção Civil (10.063) e Indústria (4.993). Apenas Comércio e Administração Pública perderam empregos, 249 e 1.528 vagas respectivamente (Gráfico 2). Seletivamente vale destacar o desempenho do setor Agropecuário, que com pequeno estoque de empregos liderou a criação de vagas, e o vigor da Construção Civil, que há muito não tinha uma criação de empregos tão significativa.

Em nível regional, apenas a região Sul perdeu empregos (413) enquanto as demais tiveram geração positiva, cabendo destaque absoluto para a região Sudeste, com 24.023 (São Paulo e Minas Gerais).

O salário médio de admissão ficou em R$ 1.536,12, praticamente estável em relação ao mês anterior.

As novas modalidades de contratação – trabalho intermitente e regime de tempo parcial – criaram pouco mais de 4 mil novas vagas.

Uma boa notícia para o mercado de trabalho, que vinha de uma boa performance no primeiro trimestre e enfrentou dificuldades no segundo em função principalmente da greve já referida. Devemos agora ter resultados positivos até novembro, já que o mês de dezembro, por questões sazonais, é sempre negativo. Com o crescimento do emprego formal todas as outras modalidades de trabalho ganham impulso.

Para mais informações sobre a divulgação do CAGED de julho/2018, consulte o portal oficial do Ministério do Trabalho.

Gráfico 1

Fonte: CAGED/MTE

Gráfico 2

2018-08-22_175735

Fonte: CAGED/MTE

por: Rodolfo Torelly, Especialista em Mercado de Trabalho.

 

    Os comentários não representam a opinião do portal, sendo de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. Comentários impróprios ou que contenham links e dados pessoais serão excluídos.

    Deixe uma resposta

    Voltar
    

    ® 2018 Trabalho Hoje | Termos de Uso | Política de Privacidade | Desenvolvido por Informal Informática