Emprego Formal permanece positivo em fevereiro - Trabalho Hoje

PUBLICIDADE

Compartilhe no Facebook
Siga-nos no Twitter

Opinião

CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados

23/03/18 | Emprego Formal permanece positivo em fevereiro

Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED – no mês de fevereiro/2018, foram gerados mais de 61 mil empregos com carteira de trabalho (Gráfico 1), o segundo resultado positivo do ano, alcançando o melhor resultado para o mês desde 2014.

O grande destaque do mês foi o setor de Serviços com 65.920 novas vagas, seguido da Indústria com 17.363. O pior resultado setorial, por motivos sazonais, coube ao Comércio, principalmente Varejista, com uma perda de 25.247 postos de trabalho. Já a Agricultura, também por motivos sazonais, impulsionou a região Sul e provocou fortes perdas na região Nordeste (Gráfico 2).

Todas as regiões geográficas apresentaram variação positiva. Em nível estadual, grande destaque para o Estado de São Paulo, com 30 mil empregos criados, e para as Unidades da Federação do Sul do País. Permanecendo como ponto fora da curva, o Estado do Rio de Janeiro voltou a perder empregos, acompanhado de alguns estados do Nordeste que, em razão da Agricultura, tiveram fortes perdas.

As novas modalidades de contratação – Trabalho Intermitente e Trabalho Parcial – apresentaram variação positiva significativa em torno de 5 mil novos empregos.

O salário médio real de admissão apresentou ligeira queda, passando a valer R$ 1.502,68 contra R$ 1.536,78 no mês anterior.

É um ótimo resultado no ano: dois meses e dois resultados positivos acima de 60 mil empregos gerados. Se levarmos em conta que o primeiro trimestre normalmente não apresenta os melhores resultados para o mercado formal de trabalho, esperamos um ano de 2018 positivo em todos os meses, exceto dezembro, que sempre é negativo em razão das dispensas de fim de ano.

Seguramente, devem ser gerados mais de 1 milhão de empregos com carteira em 2018, estimativa sujeita a revisões para cima.

Para mais informações sobre a divulgação do CAGED de fevereiro/2018, consulte o portal oficial do MTE.

Gráfico 1

2018-03-24_121950

Fonte: CAGED/MTE

Gráfico 2

2018-03-24_122203

Fonte: CAGED/MTE

por: Rodolfo Torelly, Especialista em Mercado de Trabalho.

    Os comentários não representam a opinião do portal, sendo de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. Comentários impróprios ou que contenham links e dados pessoais serão excluídos.

    Deixe uma resposta

    Voltar
    

    ® 2018 Trabalho Hoje | Termos de Uso | Política de Privacidade | Desenvolvido por Informal Informática