Emprego formal registra melhor abril desde 2013, com 129.601 novas vagas - Trabalho Hoje

PUBLICIDADE

Compartilhe no Facebook
Siga-nos no Twitter

Opinião

CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados

24/05/19 | Emprego formal registra melhor abril desde 2013, com 129.601 novas vagas

Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED – do Governo Federal, o País gerou mais de 129 mil empregos com carteira de trabalho (Gráfico 1). O mês de abril tradicionalmente é um bom mês para o emprego formal. Este resultado reverte a expectativa negativa do mercado de trabalho após o resultado ruim do mês de março.

Todos os grandes setores de atividade tiveram variação positiva de empregos, com destaque absoluto para o setor de Serviços com 66.295, seguido da Indústria com 20.479. Em nível mais desagregado, destaque para o subsetor de Serviços médicos/odontológicos, com a criação de 20.589 empregos (Gráfico 2).

Todas as regiões geográficas geraram empregos, sendo que 81.106 foram criados na região Sudeste. Em nível Estadual destaque para São Paulo, com mas de 50 mil, e Minas Gerais com 22 mil.

As novas modalidades de emprego, trabalho intermitente e tempo parcial, geraram mais de 8 mil postos de trabalho, ficando no percentual de participação dos demais meses.

O salário médio de admissão para o mês, R$ 1.584,51, apresentou variação positiva de 0,45%,

Após o susto de março, o Brasil parece voltar ao curso de uma recuperação gradual do mercado de trabalho formal. Vale destacar o resultado de melhor abril desde 2013 para a série não ajustada, uma rápida reversão do resultado negativo de março, e a variação positiva dos salários de admissão.

Esperamos que o setor financeiro, governo e outras entidades da sociedade não pressionem em excesso por uma reforma veloz da Previdência, a qual já vem sendo tratada ao longo dos últimos anos e que naturalmente será aprovada. Estes movimentos bruscos prejudicam o quadro presente da economia e consequentemente do mercado de trabalho formal, podendo retardar o ritmo da esperada retomada da nossa economia.

Para mais informações sobre a divulgação do CAGED de abril/2019, consulte a divulgação oficial da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Gráfico 1 2019-05-24_151910 Fonte: CAGED/MT

Gráfico 2 2019-05-24_152749

Fonte: CAGED/MT

por: Rodolfo Torelly, Especialista em Mercado de Trabalho.

    Os comentários não representam a opinião do portal, sendo de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. Comentários impróprios ou que contenham links e dados pessoais serão excluídos.

    Deixe uma resposta

    Voltar
    

    ® 2019 Trabalho Hoje | Termos de Uso | Política de Privacidade | Desenvolvido por Informal Informática